terça-feira, 12 de agosto de 2008

crianças em motocas

-Mas está todo mundo indo, mamãe. Eu também quero! Por favor! Deixa, vai?! PorfavorPorfavorPorFavor, POR FA-VOR!

Essa sou eu, circa 1972. Um pouco mais nova ou mais velha do que Fofoquinha.
Obs: O quê, você achou que eu ia entregar assim minha idade numa bandeja de prata?? Rá.

Minha mãe disse que não e foi não mesmo. Não teve jeito. Nem eu nem minha irmã pudemos dar uma volta na moto nova do vizinho, que estava levando todas as crianças ao redor do quarteirão. Duas vezes. As duas únicas crianças da rua. Fiquei tão inconformada que nunca esqueci. Só fui perdoá-la depois que Fofoquinha nasceu-esta e muitas outras coisas.
Ahhh, então foi por isso que ela não deixou, penso comigo mesma. Agora passei para o mesmo lado da cerca que ela está. E concordo com absolutamente tudo o que ela fez.

Voltando ao assunto: todo dia vejo um pai chegar na escola com um filho, de moto. O moleque não tem mais do que 5 anos. Ora, não se preocupem, ele vai de capacete. Daqueles para bicicleta.
Obs: Estou sendo sarcástica. Não tenham dúvida alguma.

Meu coração vem à boca toda vez que vejo a cena. Não pense que não tentei impedir, eu ajo do mesmo modo que escrevo (especialmente se estou com TPM). Aparentemente existe um limite até onde posso ir. Infelizmente. Me disseram que não se pode fazer nada, a não ser dar um flagrante e para isso a polícia tem que estar lá na hora que eles chegarem. 
A legislação brasileira (país da piada pronta) diz apenas que é ilegal transportar crianças menores do que 7 anos em motos. SETE anos. Por acaso uma criança de 7 anos consegue se defender em caso que acidente? Acho que eles escolheram esse número num bingo. Poderia ser 2, 9, 16. Caiu a bolinha do sete e sete ficou. Ou era o dia do aniversário da esposa do vereador que escreveu a proposta de lei, quem sabe foi o pai-de-santo que escolheu, sei lá.
Em caso de acidente um adulto sai varrendo o asfalto com a própria pele. A moto pode cair em cima dele. Sem falar no escapamento flambé. O mesmo acontece com a criança. Mas não se preocupe, ela vai estar com um capacete. Daqueles para bicicleta.

Francamente.
O fato deste pai não achar um capacete para moto para a idade de 2 a 5 anos para comprar não foi suficiente para ele perceber que tem alguma coisa errada com esta idéia brilhante? 
Eu nem sei bem como começar a escrever sobre como transportar crianças de qualquer idade, mesmo aborrescentes, em motos é perigoso. Mortal. Na minha cabeça eu nem precisaria escrever sobre o assunto, pois todos os pais tem bom senso. Tadica da minha cabeça, tão pequenina e iludida. 
Obs: Não se preocupem, já desci do bonde da ilusão e estou com os dois pés no chão...e o coração na boca. Bobagem minha, afinal a criança está com capacete. Daqueles para bicicleta.

2 comentários:

Anônimo disse...

Bem legal o seu blog.
Até quem não é mãe s eidentifica com os assuntos.

Enquanto lia, fiquei pensando "como ninguém comenta?", não há comentários. Se bem que, me veio aidéia, vc pode apagá-los.
Pensei também "como este endereço de blog vem através de spans?"

Muitas dúvidas.

flavia fiorillo disse...

Obrigada! Acho legal que os homens e pessoas sem filhos também se identifiquem com os assuntos. Eu também fui uma mulher livre um dia...

Não consigo descobrir como responder um comentário no blogspot. Por isso estou aqui.

Respondendo suas perguntas: realmente há poucos comentários. Eu não apago NADA, a não ser de amigos quando eles sem querer colocam o nome de meus filhos- que quero manter fora da história. Mesmo assim eu aviso a eles por email. Adultos com crianças tem pouquíssimo tempo livre, deixar comentários é difícil. Eu sei como é.

Você deve estar recebendo meus emails spams porque seu nome foi indicado por algum amigo/a seu que achou que você se interessaria pelo blog. Como digo sempre no spam, se você não quiser mais receber basta me responder pedindo para tirar seu email e voilá, não te perturbo mais. Juro que não fico magoada, ok?

Mais alguma dúvida?