segunda-feira, 20 de setembro de 2010

vício


Olá, meu nome é Mamãe e sou viciada em babá eletrônica. Não sei dormir sem ouvir aquele chiado constante e a respiração de Matraca-trica e Fofoquinha no outro quarto. As vezes deixo tão alto que o simples mudar de posição de um deles me acorda. Eu não durmo direito faz 8 anos.
Acho sempre desculpas para mantê-la ligada. Tudo começou com regurgitos de Fofoquinha, que eram constantes. Já com Matraca-Trica, muitos vômitos noturnos e nariz sangrando não me permitiam uma noite tranquila de sono com a babá desligada.
Vamos combinar que faz 8 anos e a coisa tá ficando meio patética. O nariz já foi cauterizado, os vômitos noturnos pararam e os dois tem perninhas bem ágeis que acham minha cama no escuro. Muitas vezes eles nem acordam para fazer esse trajeto.
Ouvi dizer que o primeiro passo para largar o vício é admitir que tem o problema. Pois aí está. 
Será que existe algum grupo de apoio para esse tipo de mãe patética como eu?
A verdade é que a gente, sem se tocar, deixa uma rabeira para ignorarmos que os nossos filhos crescem. Formiguinha Atômica, amiga de Fofoquinha, ainda come no cadeirão, tão pequenina que é que cabe em um chaveiro. Tem um que que não largou a chupeta aos 4 anos, ou aquele que aos 5 ainda toma mamadeira antes de deitar. Os exemplos são tantos que me pego rindo do inconsciente sozinha, de mim mesma e das mães todas. Pensa bem que você vai achar uma coisinha que já está obsoleta na vida de sua cria mas que o Tico e o Teco não podem nem imaginar viver sem, se agarram à ela como se a vida dependesse dela. Agora trabalhe para erradicar essa coisa de sua rotina. Eu já comecei a desligar, mesmo que por pouco tempo, a babá na hora de dormir. São pequenos passos, com muita regressão, mas estou andando para frente. Mesmo tendo a sensação, alguns dias, que dou 2 passos para trás e 1 para frente.


* nota sobre a belezura da imagem que escolhi: 
O Radio Nurse foi criado por Isamu Noguchi logo após do caso do rapto do bebê Lindbergh (1932) para acalmar as famílias impressionadas com o caso. Olha só o tamanhinho dele:
 Mamãe também é cultura! 


2 comentários:

Mamma Mini disse...

Flávia, ótemo, absolutamente concordo com tudo o que vc disse, são coisas meio sem noção que fazem T O D O o sentido para as mães das crias... bom vai tentar entender né? enfim, o primeiro passo vc já deu e está sobrevivendo, te garanto como "ex viciada" que o dia que vc se liberta dela sua vida vai mudar, para muito melhor, e sabe que penso até que NUNCA MAIS POSSO USAR UMA BABÁ ELETRÔNICA DE NOVO se não vou recair.. então se tiver outro filho, vou ter que resistir hahahahahahah, um beijo e boa sorte do REHAB rs rs rs

bjs

Carol Garcia disse...

que barato!
me vi neste post.
maridex aqui vi-ve me pentelhando pra desligar a babá e sair da zumbilândia, mas não consigo.
tenho que ouvir, saber e estar presente.
coisa de louco.
pequeno já está tão esperto que já grita na direção da babá.
maridex anda tira o sarro falando que vou ligar a babá qdo isaac entrar noquarto com a namorada.
afe...
desligar aos poucos? será que consigo????
hahahahahahaha

bjo bjo